sábado, 6 de junho de 2015

Sum Pêdo mô fio





O período junino é festa que vem para comemorar a fartura da colheita, o que não vem ocorrendo no Nordeste a pelo menos 4 anos. Com safras melhores e outras nem tanto, os últimos anos vem sendo de grande irregularidade nas chuvas. Ano passado, neste período, havíamos passado por estiagens fortes e o pouco que havia sido plantado, esta a ponto de ser perdido, neste ano, as chuvas foram tão poucas que não haverá colheita. Estamos iniciando o plantio de feijão, milho, fava, agora, isso mesmo, agora, o que não seria recomendado, mas como as chuvas estão tão irregulares, quem sabe não dá certo.

Irresponsável não é apostar no plantio tardio para ver se colhemos nos próximos meses, irresponsabilidade é preparar festas monumentais para o período junino sem existir água acumulada nos principais reservatórios de abastecimento. Irresponsabilidade é iniciar racionamento de água de forma tímida, mesmo considerando estarmos em uma das piores secas já registradas, pelo simples fato de não querer passar por um desgaste político.

Pois é... só sei de uma coisa... dos meus santinhos juninos agora só falta São Pedro, o porteiro do céu, o porteiro das águas... será pela crise hídrica?

São João - Marcos Siqueira

Share This

Nenhum comentário :

Postar um comentário