segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Anos de Seca, dias de Chuva



Os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 vêm trazendo bons ventos, ou melhor, boas chuvas ao Nordeste brasileiro. São 05 anos de estiagem, chuvas apenas para aliviar um ou outro período. As chuvas que vem caindo não estão sanando nossa degradação acumulada além dos últimos 05 anos, provocada por toda uma, duas, três e várias gerações.

A seca pelo qual passamos, no meu entender, não é pior do que as que já assolaram o Nordeste em outras épocas, o que muda é o contexto. Estamos mais populosos, degradamos mais, e estamos mais vorazes por lucros e famintos por respostas rápidas. Na Paraíba, eu (Alex Pimentel) como consultor no Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE), estou contribuindo diretamente na construção de base que acredito que irá mudar o Semiárido deste Estado nos próximos anos. Estamos implementando 560 campos de produção de palma, metade será subirrigada a partir de barragens subterrâneas, a outra metade será subirrigada a partir de poço profundo perfurado em parceria com o Exército Brasileiro. O sistema de bombeamento é o fotovoltaico, produção a partir de bases sólidas.

Considerando as barragens subterrâneas (105 já construídas) observo grande possibilidade de ações de cunho de recuperação ambiental, afinal estamos tornando áreas que são úmidas corriqueiramente em curtos períodos, para manter a umidade por períodos mais longos no ano, facilitando assim a recuperação ambiental de diversas margens de rios, riachos, córregos. O custo de todo este investimento, perto de R$ 18 milhões, é muito pouco frente a realidade que se transforma. Precisamos de mais ações como estas que esta sendo desenvolvida pelo Estado da Paraíba, afinal, quanto custa a manutenção de oferta hídrica por meio de carros pipa? Será o custo político eleitoral?
Muita gente não tem noção do quão libertador é o acesso a água.

Ações do PROCASE no Semiárido Paraibano

Enquanto isso no Recanto, as chuvas estão tão boas que o carro atolou esta semana. Oh coisa boa. Botar literalmente para moer, pela primeira vez acredito que teremos duas safras de milho num ano.

Recantos do Recanto numa boa chuva.


Share This

Nenhum comentário :

Postar um comentário